domingo, 9 de outubro de 2011

Eleições no arquipélago em 2012

PS-Açores escolhe Vasco Cordeiro para candidato à presidência do governo

Vasco Cordeiro Vasco Cordeiro (DR)
O secretariado regional do PS escolheu hoje, por unanimidade, Vasco Cordeiro, actual secretário regional da Economia, para candidato do partido à presidência do governo regional dos Açores nas eleições de 2012. Obteve os votos favoráveis dos 24 elementos presentes, por voto secreto.

A escolha de Vasco Cordeiro foi ratificada pela comissão regional do PS/Açores, o principal órgão entre congressos, em reunião realizada em Ponta Delgada. Para amanhã, domingo, está agendada uma reunião, na sede do partido, entre Carlos César e os autarcas eleitos pelo PS, e, à tarde, um encontro com os deputados regionais do PS/Açores, no Hotel Royal Garden.

Vasco Cordeiro, advogado, 38 anos, foi líder da JS-A e eleito deputado regional em 1996, ano em que César assumiu a presidencia do executivo açoriano. Liderou o grupo parlamentar a partir de 2000 até entrar para o governo em 2003. Dirigiu primeiro a pasta da Agricultura e Pescas (2003), depois foi secretário da Presidência do Governo (2004) e actualmente é secretário da Economia.

Carlos César anunciou ontem que não se recandidata à chefia do executivo nas eleições a realizar dentro de um ano. Em nome da ética dois cargos públicos e da ética republicana, frisou, decidiu passar o testemunho para as mãos de uma nova geração. Sai em Outubro de 2012, então com 16 anos de governação, depois de ter tido 16 anos de oposição.

Tomou posse pela primeira vez como presidente do governo regional dos Açores a 9 de Novembro de 1996, na sequência da vitória nas regionais realizadas um mês antes, que o PS venceu com 46 por cento dos votos. Desde 1976 a 1995, o governo do arquipélago foi liderado por Mota Amaral (PSD). Berta Cabral, actual líder do partido, fez parte desse governo e em 2012 será a adversária de Vasco Cordeiro na corrida ao Palácio de Sant´Ana.

Vasco Cordeiro anunciou como seu principal desafio fazer com o arquipélago “continue, efectivamente, na senda do progresso e desenvolvimento que tem tido”.

“O desafio é de colocar todas as minhas forças, todo o meu trabalho e todo o meu empenho ao serviço deste projecto e para benefício das açorianas e dos açorianos”, declarou esta tarde Vasco Cordeiro aos jornalistas, após a reunião da comissão regional que o escolheu por unanimidade.

Segundo o candidato socialista às regionais do próximo ano, as unanimidades registadas nas votações secretas do secretariado e da comissão “falam por si”. Mostram, diz, que o PS/Açores está “unido, coeso e profundamente empenhado e com um único objectivo em mente: em cada dia, em cada hora, trabalhar para dar as melhores respostas aos desafios com que os Açores estão confrontados”.

in Público

2 comentários:

  1. O que está verdadeiramente por dentro desta decisão de Carlos César ? Algo se passa de errado...

    ResponderExcluir
  2. É o que vai acontecer no PS Figueira. Luizinho a ocupar o lugar do joãozinho. Fácil meu amigo, muito fácil.

    ResponderExcluir