quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Espaço do Leitor - " Lobo do Mar"


"Exmo Senhor
Conde de Abranhos, agradeço que publique o meu artigo de opinião no seu espaço da blogoesfera, com o pseudónimo de - Lobo do Mar.
Cumprimentos "




Para que serve um Presidente de Câmara?
O Porto da Figueira da Foz foi sempre considerado uma infraestrutura de risco.  Com as obras do prolongamento dos molhos, em vez do risco diminuir, como todos esperávamos, infelizmente, o  risco aumentou de forma trágica.  Antes das obras se iniciarem, muitas foram as vozes que se levantaram contra o projeto proposto. Estas vozes não foram escutadas, pelas diversas autoridades com responsabilidade nesta matéria. Atrevo-me a dizer, que houve sempre a tentativa de as silenciar de forma subtil e matreira.
Temos vindo assistir nos últimos tempos  a vários naufrágios de embarcações de diversas tipologias, com vítimas mortais. A tragédia que a Figueira acaba de viver com o naufrágio do arrastão Olívia Ribau, leva-me a mim e certamente muitos figueirenses a colocar algumas questões. Começo por perguntar - quantas pessoas mais vão ter que morrer no Porto da Figueira, para quem de direito tome uma iniciativa séria de forma a resolver o grave e complexo problema em que se tornou a barra da Figueira? Quem são as autoridades com responsabilidades para resolver esta situação? A culpa do último acidente é apenas e exclusivamente do comandante do Porto? Será do Ministério da Defesa que não dá os meios adequados de socorro? Ou do Ministério das Obras Públicas e dos Transportes, que através dos seus órgãos desconcentrados, nomeadamente da Administração dos Portos não arranjou uma solução atempada para reduzir o risco desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento económico do concelho, da região e consequentemente do país? Ou ainda, a culpa será do Ministério das finanças que não disponibilizou verbas para as respetivas entidades desempenharem cabalmente as suas competências. Pois, são tantas as entidades e nenhuma é responsável – assistimos ao normal e habitual passa culpas, e como sempre a culpa morre solteira!  
No meio desta história trágica, temos um herói. Na tragédia existe sempre um herói. Felizmente, este herói saiu com vida, depois de resgatar dois pescadores sobreviventes e uma vítima já cadáver, apenas com uma moto de água. O herói de que vos falo é conhecido pela alcunha de “Chapas”  (Carlos Santos) - agente da Polícia Marítima. Estamos todos gratos ao “Chapas” pelo seu gesto de abnegação, coragem, e determinação. Este Homem merece um forte Bem haja. Contudo, e sem querem diminuir em nada a nobreza do  ato deste agente,  não posso deixar  de falar do seu colega, também ele agente da policia marítima, também ele herói, que  no cumprimento do seu dever, num outro naufrágio, acabou por ser vítima mortal. Nas tragédias, nós preferimos sempre heróis que saiam com vida no final da história. Mas, o que nós, figueirenses, cidadãos preferimos e pretendemos é não ter a necessidade de haver mais heróis decorrentes de tragédias provocadas pela incúria e a inércia dos verdadeiros culpados que se escondem no biombo do passa culpas.  

Ontem houve uma grande manifestação silenciosa de pesar e de protesto, em frente à capitania do Porto. Foi um grito de Silêncio ensurdecedor de revolta, para dizer – basta! É de enaltecer o gesto de quem teve a iniciativa (o jovem Traveira), bem como enaltecer quem participou neste acto simbólico.  Mas, não posso deixar de dizer, que independentemente da responsabilidade que deve ser pedida ao Comandante do Porto, existem outras entidades com tanta ou mais responsabilidade nesta e nas outras tragédias que têm ocorrido na traiçoeira barra da Figueira.
Ontem, ficámos a saber que o Exmo. Senhor Presidente da Câmara decretou 3 dias de luto Municipal. Será que o edil figueirense, no final do mandato do atual Comandante da Capitania vai condecorá-lo com uma medalha de mérito, há semelhança do que já fez no passado com o anterior capitão do Porto? Ontem também ficámos a saber para que serve um Presidente de Câmara: - Para decretar Luto Municipal e atribuir medalhas de mérito, preferencialmente a título póstumo!

“Lobo Do Mar” 


11 comentários:

  1. Aleluia. Presidente da câmara municipal confirmou hoje que ISN encerra às 17h30. Ao final de seis anos como Presidente só agora é que deu conta deste mistério. Agora, para as quinze vítimas mortais, já vai muito tarde. O Sr. Presidente é dos tais que o texto do Lobo do Mar fala. ..sacode a água do capote. Só serve mesmo para decretar luto municipal e dar medalhas. Que tristeza

    ResponderExcluir
  2. A culpa é da falta dos coletes! Isto é uma infâmia para os pescadores.

    ResponderExcluir
  3. Porque é que não aproveita e liga ao Costa para se demitirem em simultâneo?

    ResponderExcluir
  4. Atenção, o Presidente da Câmara não manda no Porto. Estão a fazer aproveitamento politico desta situação infeliz. Quem manda no Porto é o Governo da direita ultra liberal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracóis, vai lavar os pés ao Querido Chefe.

      Excluir
  5. Este Presidente serve é para pavonear-se por Coimbra e para almoçaradas. Queria a aldeia do mar, já conseguiu fazer à entrada da barra a aldeia do mar das vítimas.

    ResponderExcluir
  6. Um Presidente a sério, tinha convocado uma reunião de urgência com os dirigentes máximos que têm responsabilidades no Porto da Figueira e exigir uma solução de imediato.

    ResponderExcluir
  7. Se fosse almoçar à nossa conta com esses senhores, a coisa já era diferente. Era agarrar nessa gentalha e amarra-los a todos na cabeça do molho norte para eles M**da de sorte. Fonix

    ResponderExcluir
  8. A manifestação para além de ser a frente da capitania também devia ter sido à frente da câmara e do Instituto Portuário, e pedir a demissão dessa gente toda. Isto só na nossa terra. Pobre Figueira que estás ao abandono.

    ResponderExcluir
  9. O Presidente quer é protagonismo bacoco. Ao final de seis anos à frente da Figueira foi o suficiente para a destruir e fazer dela uma aldeia do mar, do rio e da Serra (esta última continua ao abandono). Nada é da responsabilidade do Senhor doutor Juiz presidente. A culpa é sempre dos outros. Depois, temos uma oposição nossa senhora nos valha. O PS da Figueira é uma garotada arruaceira,o PSD é outra desgraça com o manel kit mãos livres que conduz só com os pés. O Almeida parece que aceitou o convite do Passos Coelho e emigrou para Cuba.
    Temos a Figueira que os Figueirinhas merecem.
    Volta Santana que estás o perdoado.

    ResponderExcluir
  10. Se pudéssemos ser ruidosos ao ponto de nos imaginarmos rindo, riríamos sem dúvida de nos julgarmos vivos."
    A Figueira jaz e arrefece e não ha quem a queira ressuscitar.
    O que se sente é tédio, mágoa, impotência e um enorme vazio atrevessado por leves momentos trágicos que nos desperta revolta, mas que rapidamente se dissipa na espuma do dia seguinte.
    Pobre gente, que partiu desta forma injusta. E, Pobre dos que por aqui nesta terra madastra ficaram "afogados" num mar de dor e de lagrimas, bem salgadas.
    Infelizmente, daqui a dias, a maioria de nós voltamos a adormecer no mesquinho do quotidiano, e só vamos acordar de novo com outra noticia trágica, igual ou pior à do Olivia Ribau. Temos que perguntar: - quantas mais mortes teremos que lamentar e chorar? Sim! Temos que perguntar! Mas a quem? Pois, já me tinha esquecido que a Figueira jaz e arrefece e não há quem a queira ressuscitar.
    Pobre gente! Triste Figueira!

    ResponderExcluir