segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma Sombra chamada Santana...


















AVALIAÇÃO AUTÁRQUICA – OITO VALORES – VAI TER QUE IR Á ORAL!

Esperava-se muito mais deste executivo municipal. Depois de doze anos de gestão autárquica do PSD, em que o último mandato do Engenheiro Duarte Silva, já foi penoso, arrastado, e cinzento, os figueirenses desejavam uma mudança, um novo rumo, uma nova esperança. O saudosismo dos quatro anos de mandato de Pedro Santana Lopes, da “Figueira na Moda”, criaram uma ansiedade e uma esperança de voltar a ter uma Figueira, falada, com obra (criticável mas visível), e Pedro Santana Lopes foi  sem dúvida um bom autarca. Com mais coisas positivas do que negativas. Passou a ser um “Figueirense de adopção por opção, e os figueirenses adoptaram-no como seu conterrâneo.

O PS, depois de estar doze anos na oposição, aproveitou o desgaste do PSD, e das suas divisões internas – que resultaram no aparecimento do movimento cem porcento, apresentou uma proposta aos figueirenses, que trazia consigo o rigor, a transparência, a elevação da politica, uma nova politica, um novo rumo. Assim, apresentou como candidato à Câmara um Juiz desembargador, com um curriculum notável, “insuspeito” perante os cidadãos “fartos dos políticos”. Diga-se que a estratégia foi boa, e acabou por colher frutos – o PS acabou por reconquistar a Câmara da Figueira.

Este processo deve ser analisado de uma forma mais aprofundada. A estratégia foi boa, na escolha do candidato, porque o PS ganhou as eleições. Mas se por ventura o candidato fosse outro, o PS não teria ganho na mesma a eleições? Certamente que sim! Nas eleições anteriores, o PS liderado pelo Dr. Sarmento apenas perdeu por mil votos, e é preciso considerar, que o PSD não estava tão divido, não existiam os cem por cento, nem o desgaste do segundo mandato de Duarte Silva. O Doutor João Ataíde lançado pelo PS, não teve maioria absoluta e apenas venceu por pouco mais de mil votos. Mas os líderes locais do PS, não quiseram arriscar e apenas quiseram ganhar as eleições, sem colocar duas questões fundamentais: - teria e terá o Doutor Ataíde competências políticas para o cargo? Teria e terá perfil para liderar o Executivo Camarário? As respostas têm sido dadas pelo descontentamento da esmagadora maioria dos militantes do PS, e de muitos figueirenses, que apenas se confrontam como câmara apática, indolente, sem dinâmica, sem empreendorismo, sem estratégia, enfim à deriva e sem rumo.

O Conde é da opinião, de que, o Doutor Ataíde deve ser novamente o candidato à Câmara, porque deve ser o Povo a julgá-lo pelo que fez de bom e de mau, e acima de tudo pelo que não fez (apesar das promessas habituais eleitoralistas).
O Conde acha que a Justiça perdeu um excelente profissional, e que a politica, a Figueira e os Figueirense não ganharam nada com a vinda do Doutor Ataíde para a política autárquica
.O Conde faz uma sugestão ao Senhor Presidente: Faça um curso intensivo com o Dr. Santana Lopes, futuro Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, mas não queira nada com o Doutor Relvas das Novas Oportunidades.
Aceitem os maiores e cordiais cumprimentos,
Do  Vosso Conde,
Ao dispor de Vossas Excelências,

Alípio Abranhos

21 comentários:

  1. Deixem ir o homem embora em paz. Ele nem sequer é de cá,o que querem que o homem faça mais? Acham que ainda fez pouco? O Sr. só valorizou a Figueira e enriqueceu os Figueirenses arranjando muitos empregos; baixou o EMI na Figueira; a água é quase dada; a eletricidade;enfim. Acham pouco?!!! A Figueira está em franco progresso desde que o Sr Ataíde tomou posse. Até recuperou um projeto que era do PSD e foi reprovado pelo PS (frente de mar no forte S.Catarina). Só estranho que não venha ninguém da sua ala politica de direita defendê-lo depois de tanto ser atacado por alguns do PS (felizmente só alguns). Este homem é um Sr. justo, simples e humilde e não merece tantos maus tratos.

    ResponderExcluir
  2. Sr Conde, não percebi essa do Santana Lopes ser futuro Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz. Não se quer explicar melhor??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de perguntar ao Miguel Almeida que ele responde com mais precisão ! Socialistas abram os olhos, ele esta de volta e ainda bem !

      Excluir
    2. Gostava que o Miguel Almeida contasse esta anedota aos amigos do PSD.

      Um jornalista entra dentro de um restaurante e depara-se com o Dr. Miguel Relvas a jantar sozinho numa mesa, achando estranho o que via, chegou-se à frente e perguntou
      - Dr. desculpa estar a incomodar mas está a jantar sozinho ?
      - Não, meu caro, estou apenas no meu jantar de curso.

      Assim vai o português à procura dos 3 que perdeu em menino

      Excluir
  3. Com o Santana Candidato à Assembleia Municipal, qualquer um da sua antiga equipa do executiva municipal, ganha as eleições! Já estou a ver as tias da Figueira as peixeiras a correrem a trás do Senhor Doutor da Televisão. Socialistas bem que podem arrumar as bandeiras.

    ResponderExcluir
  4. O ir à Oral, é ir ás primárias que o Portugal defende? O Homem escreve bem (em obrigação disso, mas discursar não é propriamente o seu forte. Terá que pedir ajuda à doida da rua da Liberdade.

    ResponderExcluir
  5. O Santana Lopes, já não tem a força politica que teve no passado na Figueira. Os Figueirenses não são estúpidos, sabem diferenciar as eleições para a Assembleia Municipal das eleições para a Câmara. O Doutor Ataíde contra o Miguel Almeida ganha por oitenta porcento. O PS que tenha Juízo. Muito Juízo. Que a Câmara continua a ser Socialista, comandada por um Homem Sério e de Coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar consigo em relação ao Dr Ataíde, Quanto ás diferenças entre assembleia municipal e eleicoes da camara, acredito existe ainda muita gente que não tem noção das diferenças. E por não terem bem a noção votam em quem lhes diz para votar.... Infelizmente é assim! Acho que as pessoas deviam ser informadas e existirem mais ações de formação política não é só dar paleio para "encher chouriço" como lhe chamo em linguagem mais vulgar. Mas quando leio os programas políticos até fico parva, porque acho que prometer e mandar uns chavões sabem... mas o que eles fazem ?? vão buscar os programas políticos de uns anos para os outros mudam umas coisas e já está

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Esta Rita Rigueira só me dá vontade de rir...
      Alguém que lhe explique o que é uma Moção, para que serve e quem são os seus destinatários.
      Esta senhora deve ser aproveitada pela NASA, porque a sua capacidade é infinta.
      Pelo menos de dizer disparates.

      Excluir
    4. Pois mas também o senhor não me está a dar argumentos válidos para a crítica que fiz. apenas me está a atacar sem qualquer razão. Seja objectivo .

      Excluir
    5. Mas pelos vistos o senhor não sabe o que é uma moção ora vou explicar: uma moção é uma proposta para fazer alguma coisa.... Ou seja como se pode fazer uma proposta quando essa coisa já está feita! Critico a maneira de escrever os programas e as moções, quando se vai ver a execução de tudo o que está proposto é quase nula....E neste caso específico critiquei porque o documento em questão já existe ou seja podiam retirar aquele ponto da moção.

      Cordialmente Rita Rigueira

      Excluir
  6. Repondo a verdade caro conde.
    O Dr. Vitor Sarmento ( e deve-se dizer Vitor Sarmento e não PS porque foi ele que impôs as regras, colocando o PS de parte) perdeu por cerca de 5000 votos - PSD 15428 / PS 10666.
    Apesar dos 100%, o PS teve em 2009 mais 2000 votos - 12 671.
    Aqui aconteceu o contrário foi o PS que fez a lista para a Câmara e aquela vergonha a que se chamou candidatura à Assembleia Municipal.
    Percebe-se que não gosta do actual Presidente da Câmara e está no seu pleno direito.
    Estranha-se imenso que não refira os órgãos do PS - actuais e anteriores (mais ou menos os mesmos a mandar)que pela sua inacção, quando não oposição, têm sido os principais adversários do actual Presidente da Câmara.
    Será que com um PS decente não teríamos uma Câmara mais interventiva, dinâmica e próxima das populações?
    Já agora porque não falar da equipa da vereação? É só o Presidente que faz e faz fazer?
    Não está na equipa, como vice presidente, o nº 2 do secretariado do PS e a esposa do principal mandante dos actuais dirigentes?
    Não me cabe defender o Dr. Ataíde, mas convenhamos que quando se fazem análises deste género, não fica nada mal ser um pouco mais objectivo e menos tendencioso.
    Fica a impressão que é muito próximo desta malta que actualmente "dirige" o PS.

    ResponderExcluir
  7. Eu confio no Ataíde, acho que é o únnico candidato que pode ganhar novamente a câmara, temos de ser realistas,fez pouco mas porque não tinha dinheiro para mais. O PSD perdeu as últimas eleições por causa dos 100% e também é certo que o Ps se tivesses estado forte as coisas seriam outras, o facto de o joao paredes ter estado de fora da lista tambem veio prejudicar muito o ps, por quer queiramos ou nao, ele sabe impor-se e nesta altura estaria a defender a camara e nao de braços cruzados como o numero 2 esta a fazer. E deveras curioso que este vice-presidente não fale dentro do partido e não fale com o presidente dentro da camara, ora ou este senhor e muito incompetente politicamente falando e tem de se meter a culpa em quem o escolher para n2. Esta figura de ligaçao deu mais a entender que queria despachar o 1 para ficar ele mesmo nesse lugar, nunca o vi nos jornais a defender nem o partido nem a camara, logo o que e que ele anda para ali a fazer ?

    ResponderExcluir
  8. O Miguel Almeida vai limpar isto! E Querem saber ? AINDA BEM !

    ResponderExcluir
  9. Espero que covide o F21 para a comunicação social, já que o Pancadas está virado para a soneca. Presidente da AM? : Paredes. Agora´seria a vêz do PSD se " enganar ". Abraço ao Sogro.

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo Conde,
    Não confiando na sua colega Linda Figueira, que faz a triagem dos comentários como lhe dá jeito, não posso deixar de comentar no seu espaço e disser que os "obreiros" colaboradores da dita cuja, já começaram atacar de novo o Socialista João Paredes, porque sentem-se ameaçados nos seu hipotéticos lugarzinhos das futuras listas autárquicas. De forma baixa tentam novamente utilizar as mesmas tácticas que utilizaram com algum sucesso nas últimas autárquicas. Os aventais da linda da Figueira da retrosaria Fernandez Tomaz, essencialmente os da terra do limonete e de green Village, estão ainda traumatizados com o excelente resultado das eleições do PS, que o diga o Carronda que ainda hoje fez declarações aos jornais a afirmar que não estava á espera de uma derrota tão pesada. Que lhe seja tão pesada como o chumbo! Vá, vá, vá vão chorar para a retrosaria e deixem lá o vosso veneno. Cumprimentos do Maçon de Viena de Stº Amaro da Boiça.

    ResponderExcluir
  11. Respondendo ao Senhor que quer repor a verdade, apenas veio confirmar o que já se tinha dito. Com o desgaste do PSD e as suas divisões internas, com aparecimento do movimento cem porcento, o PS perder as eleições, era a mesma coisa que o Cristiano Ronaldo estar a meio metro da linha de golo sem ter ninguém pela frente e não marcar. O PS e o Ataíde ganhou, mas comparado com o resultado do Vítor Sarmento é sem dúvida um péssimo resultado.

    ResponderExcluir
  12. Mas será que alguem tem duvidas que este senhor se voltar a Figueira Ganha tudo ? E graças a deus que vai estar de volta, estamos fartos desta pasmaceira ! O Ps batalha entre socialistas, o Psd descança a sombra desta guerra. Enfim, quanto tempo vai isto durar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cá não tenho dúvidas que se o Santana voltasse ganhava a Câmara. Mas ia ser a desgraça total, a câmara já está na falência....mas o povo é quem mais ordena. O Santana estoirou dinheiro mas na altura colocou a Figueira no mapa, a Figueira nunca teve tantos Turistas como na altura do Santana isso é verdade!! Mas por isso é que agora não há dinheiro para fazer nada....
      ainda ontem saí à rua e as ruas estavam desertas. Como é possível em pleno mês de Julho não estar cá ninguém..... Nem espanhois...

      Excluir
  13. É óbvio que se a nova lei autárquica sair entretanto, é mais que certo que o Santana não vai à Assembleia Municipal pois este órgão deixa de ir a votos pela população,

    ResponderExcluir