segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vamos Esmiuçar o Ps da Figueira da Foz




Caros leitores,

Tenho estado muito atento ao que se tem sucedido neste Partido Socialista da nossa Figueira da Foz, mas não se preocupem, porque também tenho recolhido informações sobre as movimentações que ocorrem dentro do PSD. No entanto, hoje irei falar sobre a CPC e sobre o Secretariado deste PS Figueira.
 Para os menos atentos, a CPC socialista está dividída em 4 alas políticas, sendo que uma delas é liderada obviamente pelo vencedor destas últimas eleições -João Portugal. O Líder da CPC tem um vasto numero de apoiantes, possuiu também um secretariado com elementos escolhidos a dedo, sendo que a única excepção é o Presidente da Juventude Socialista ( Líder de uma das facções ), visto que tem inerencia neste orgão. João Portugal tem também 31 elementos na CPC, o que lhe dá a maioria nas votações dentro do orgão, visto que as outras 3 facções só possuem 26 elementos com direito a voto. No que toca a Secretários Coordenadores conta com o apoio de Paulo Couceiro de Maiorca, Luis Ribeiro de Buarcos e Fausto de Brenha.
João Carronda apresenta-se como líder da facção mais frágil neste momento dentro do Ps, perdeu as eleições com uma  diferença muito grande para o Vencedor, mas no entanto conseguiu um honroso 2º Lugar com uma diferença miníma de 7 votos para o 3º classificado João Pequeno. O atual presidente de junta de Vila Verde defende a recandidatura de Joao Ataíde e nesta luta conta nas suas fileiras com os habituais Paz Cardoso e José Iglésias. No que toca a secções, perde de uma forma clara a sua secção mais forte -Tavarede e apenas possuiu o apoio da secção da Figueira liderada por Júlio Loureiro.
O Presidente da Juventude Socialista David Paredes aparece a liderar o grupo dos mais jovens socialistas, não apoiando nenhuma lista à CPC, visto que apenas apoiou inoquivocamente o Pedro Coimbra à Federação distrital.  Esta ala política é a mais complicada de se explicar, as movimentações do seu líder baralham as contas aqui do Conde, mantém  relações muito próximas com Mário Paiva e João Portugal por um lado, mas por outro, também é muito próximo de António Simões ( candidato derrotado à secção de Buarcos e líder de uma das facções), não sabemos a posição da JS no que toca à recandidatura do Atual Presidente do Municipio, mas de certo é uma estrutura que não deve ser desprezada, visto que possuiu uma capacidade de mobilização muito grande e é a frente de campanha nas eleições autarquicas.
António Simões representa atualmente a última ala politica dentro da CPC, leal a João Paredes que neste momento reaparece na politica ativa como "Senador"ao representantar o Secretariado da Federação de Coimbra. Tem o apoio da Secção de Tavarede e de um alargado numero de militantes da secção de Buarcos.
João Pequeno ao que o conde tem vido a apurar, abandonou a ala politica de Antonio Simões, transferindo-se para a ala de Joao Carronda, podemos ficar a pensar que é uma perda muito grande para este sector, mas pelos vistos Joao Pequeno não representa o resultado da Lista C, visto que apenas veio beneficiar dos votos de Joao Paredes e de Antonio Simões.

No que toca a apoios da Federação de Coimbra, David Paredes e Antonio Simoes se apresentam como os únicos vencedores, visto que as outras alas politicas apoiaram Mario Ruivo que obteve uma derrota histórica como demonstram os resultados eleitorais.

16 comentários:

  1. João Carronda e o Professor Charana são pessoas responsáveis e vão impedir a loucura que a malta do Portugal querem fazer. Só João Ataíde pode ganhar a Câmara para o PS. Tenham juizo. muito Juizo.

    Cristina Marques

    ResponderExcluir
  2. O Portugal sabe muito bem o que é melho para o Ps ! Esse joao Pequeno tem como ultimo nome tudo o que ele representa, perguntem aqui em Tavarede e logo lhe dizem, o carronda é o que todos nos sabemos, esta se acabar o poleiro em vila verde e esta preocupado ! Joao nao lhes des ouvidos e toca a trabalhar !

    ResponderExcluir
  3. Na minha modesta opinião, o PS da Figueira tem de estar preocupado, ainda este fim de semana conversa com uma pessoa amiga do PSD que me dizia que o Santana tinha o desejo de voltar à Figueira da Foz. Neste cenario o Ps nao vai ter hipoteses nenhuma de vencer, o Joao Portugal não é nenhum joao Paredes para poder fazer frente ao Santana...

    ResponderExcluir
  4. O Puto da js é que a sabe toda, ora joga com uns ora joga com outros, só não percebo porque não faz a aproximação a buarcos, só tinha a ganhar...

    ResponderExcluir
  5. Mas alguma vez o Pedro Santana Lopes vem concorrer à Câmara da Figueira?!
    Tenham juízo...

    ResponderExcluir
  6. E quem é que conta com o apoio do Ataíde ? já sabemos que o Carronda apoia a recandidatura, mas será que o Ataide dentro da CPC apoia este grupo ?

    ResponderExcluir
  7. E quem é a ala do David Paredes ? Quem é que faz parte da JS de hoje ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marina provavelmente e pouco mais, a ala antiga da JS já tem toda 30 anos, a Mafalda Luis Ribeiro Sara Marques , já nao fazem parte . por isso a ala nova que existe é toda do David Paredes. e a diana também de tavarede

      Excluir
  8. A Diana de Tavarede ? Essa é a que perdeu a Secção ? O Que é que ela fez na js ? Os únicos que conheço da nova js é um yoane, um joao pedro e uma daniela porque de resto nao conheço mais ninguem é so malta nova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual seccao??? a Diana entrou já há alguns anos.... mas a malta antiga afastou-se já está tudo na casa dos trinta. E agora a JS basicamente tudo da ala do Paredes. Antigos militantes como Mafalda, Filipa Reveles, Diogo Silva, José Andrade, já se afastaram todos.

      Excluir
  9. Entrou a alguns anos onde ? Que eu saiba nas declarações que vem no jornal diz que tem 10 anos de escuteiros nao de js ! ela de quantos secretariados fez parte ? de quantas CPC fez parte ? Ter o cartao em casa nao faz dela uma militante válida, é preciso mostrar trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que deve ter uns 2 a 3 anos de JS, creio eu. Só deve ter feito parte de uma ou duas CPC. Pelas minhas contas eu já estou na JS desde os meus 18 anos, só lembro de a ver por lá nos últimos anos. Mas vejamos uma coisa se mais ninguém quer ir para os cargos ou se a malta antiga deixa de aparecer porque já não tem idade. A Diana era a pessoa mais ativa naquela altura, e o "staff" teve que ser renovado.

      Para mostrar trabalho como dizem o que é necessário são "fichas de militante" é considerado o mostrar trabalho, tudo o resto nao importa. O que eu acho um erro. Mostrar trabalho para mim envolve participação, empenho e dedicação. Arranjar fichas não interessa, porque maior parte das pessoas estão lá devido a "amizades", e não por realmente se interessarem por política.

      É isto que eu critico na JS e no PS arranjarem pessoas só para votar. Pessoas que não fazem sequer a minima ideia que existem estatutos e regras e nem sabem os ideais do partido.

      Arranjar pessoas para votar é fácil basta pagar uns copos e "olha assina aí a ficha da JS" e ser o chamado "melga". De que vale ter essas pessoas se depois nem se interessam nem querem saber da JS, só vão se lhe pagarem os jantares, só votam se lhes pagarem as quotas.

      Sempre fui contra isso tudo, talvez por isso também tenha sido excluida. Eu sempre fui a eventos da JS por iniciativa própria porque gosto de política.

      Excluir
  10. Militantes válidos são os que bebem uns vodkas e umas cervejolas.Os que pensam não interessam. É melhor correr com eles antes que eles se lembrem de limpar o lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpar o lixo e organizar as listas de militantes até que nao era má ideia....

      Excluir
  11. Valem mais 100 militantes sérios, trabalhadores e respeitados pelos cidadãos do que 600 "aderentes" que transmitem aos outros cidadãos a imagem de um gang que apenas existe para tratar da sua vidinha, sempre em prejuízo do bem comum, sempre faltando às elementares normas de sâ convivência entre pessoas normais.
    Este PS ou muda radicalmente de postura ou morre! Não tem o mínimo de credibilidade.

    ResponderExcluir