quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2013 - MAIS UMA DESILUSÂO OU UMA NOVA ESPERANÇA?


























Nem sempre as maiorias têm razão, o bom das democracias é que, os cidadãos podem alterá-las, ou não, através de eleições livres.
Parece que foi ontem, mas já lá vão quase três anos que passaram, após a realização das últimas eleições autárquicas. A partir de Outubro, entramos na chamada pré-campanha. Os movimentos, as agitações subterrâneas, os acordos, as estratégias, já começam a ser alvos de comentários.
O PSD, liderado pelo ex-deputado da nação e actual vereador da oposição, aparece bem colocado como putativo candidato laranja, “apadrinhado” por Santana Lopes. Contudo, dizem que Santana, acha arriscado lançar já Miguel Almeida, como número um à Câmara, e que, deve ser o número dois, de uma figura do tempo em que Santana foi autarca da Figueira. Falam em vários nomes, mas os que surgem com mais evidência, são os de Daniel Santos e Rosário Águas. É reedição do Santanismo e do reabilitar do slogan – “Figueira na Moda”. Chegam mesmo, a alvitrar a hipótese, de Santana Lopes ser candidato à Assembleia Municipal.
O PS está numa encruzilhada. Tem um Presidente no seu primeiro mandato, mas as relações deste com a liderança local e vice-versa, são de crispação total. Assistimos, a um verdadeiro braço de ferro, que pode trazer dissabores e amargos de boca aos socialistas, que se arriscam a perder novamente o poder. Se Ataíde não for candidato, surgem como alternativas, figuras de segunda e terceira linha, pois não será Carlos Monteiro, ou Vítor Jorge, ou ainda Isabel Cardoso que terão carisma político para ganharem a Câmara da Figueira. Ainda que, os socialistas e o independente João Ataíde se possam vir a entender todos, não será fácil ao PS ganhar as eleições, perante a concretização do cenário já referido. Importa saber, o que é que os figueirenses pensam da actual governação autárquica, quase totalmente independente de João Ataíde. Saber ainda, qual a relação que estabeleceu com as freguesias, colectividades, associações, empresários dos diversos sectores. O que pensam das opções das obras, que a autarquia fez e está a fazer. E, o que pensam ainda, sobre as estratégias, que têm vindo adoptar para o desenvolvimento económico, social e cultural do concelho. Apesar da crise que vivemos, e da herança que o actual executivo herdou, estes dois argumentos não podem nem devem servir para tudo. É caso para dizer: - O PS está em maus lençóis!
O que vão ser as próximas eleições autárquicas 2013? “Prognósticos só no fim do jogo”. Mas, a Figueira arrisca-se a viver mais um “Sonho de Moda”, para pesadelo de alguns (por culpa própria do PS)).

12 comentários:

  1. O Conde pode me dizer o que é feito de Lídio Lopes ? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Está em Lisboa com a dama a acessorar O Pedro Santana Lopes...

    ResponderExcluir
  3. O caro escriba quis naturalmente dizer: "...o que é feito do Dr. Lídio Lopes?"

    ResponderExcluir
  4. O Candidato tem de ser o Dr. Ataide, mas tem de mudar a equipa, tem de deixar de fora o Tavares e colocar no seu lugar o Luis ribeiro! Buarcos precisa de um Vereador ! Nem nos importamos que Tavarede fique com o todo de S. Juliao, desde que nao toquem na nossa terra !

    ResponderExcluir
  5. O João Paredes anda muito calado, cheira-me que se anda a rir disto tudo!

    ResponderExcluir
  6. O Luís Ribeiro? Tenham paciência!
    É bom rapaz, mas o que sabe e que experiência tem?
    Nem a Junta de Buarcos ganhava ou saberia gerir!

    ResponderExcluir
  7. Tem sabido gerir muito bem o Ps Buarcos ! tem conseguido bem ou mal ganhar as eleições !

    ResponderExcluir
  8. Ora bem eu como já disse várias vezes acho que deviam deixar o Sr Presidente Ataíde continuar no seu lugar se ele assim o desejar. O PS tem que estar unido e não é com estas "intrigas" que se ganham eleições. Quanto ao vereador falo porque o conheço e sei que ele percebe muito mais de cultura do que muitos que andam aí. Ser vereador não é tarefa fácil, muito menos quando se têm muito pouco dinheiro para gerir. Como todos nós sabemos a nível de Cultura o investimento tem sido muito pouco em todos o lado.. Todos nós sabemos que as taxas de execução são baixas( Raras são as camaras que têm taxas de execução superiores a 60%) Se o senhor vereador fizesse obras megalómanas já era o maior, mas como pouco se tem investido já é o pior do mundo. É tudo isto que tenho para dizer.

    ResponderExcluir
  9. Oh Ritinha nós já sabemos, Vereação ou ASSEMBLEIA MUNICIPAL não é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro vereação?? assembleia?? já agora porque também não sugere o cargo de presidente da camara?? já agora sugira todos os cargos autárquicos não se esqueça tambem da presidencia.

      Com os melhores cumprimentos

      Excluir
  10. Já agora oh Rita também já anda de avental ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que ando de avental, uso o avental todos os dias na cozinha. Não gosto de sujar a minha roupa. Respondi à sua dúvida?

      Excluir